Seguidores

segunda-feira, 29 de março de 2021

SAIBA COMO FICAM OS SERVIÇOS EM PERNAMBUCO COM A FLEXIBILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EM ABRIL

O governo de Pernambuco dá início à retomada de atividades fechadas ou limitadas devido à quarentena a partir de 1º de abril. As restrições mais rigorosas, em vigor desde o dia 18 de março, foram prorrogadas até a quarta-feira (31) diante dos números da Covid-19 no estado, que vem batendo recordes de confirmações diárias.

"A gente acompanha em tempo real os números da saúde. Eles são determinantes. Isso tudo é monitorado para que a gente tenha um panorama da saúde aqui no estado. Um comitê multidisciplinar analisa esses dados para que, a partir desses números, a gente possa traçar as possibilidades", explicou a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Ana Paula Vilaça.
A partir do novo plano de flexibilização, estão autorizadas atividades físicas individuais a partir de 1º de abril. "A corrida, a caminhada, uma ginástica, e as academias também, que têm esse potencial de ajudar na saúde das pessoas. Elas estão liberadas das 5h às 20h durante a semana", disse. Aos finais de semana, os estabelecimentos abrem das 5h às 17h.

Treinos funcionais na praia e em parques também podem ocorrer, desde que sejam feitos de forma individual. "O que a gente quer evitar, neste primeiro momento, são os grupos, as duplas, o toque na mão. Nada impede de a pessoa estar com seu personal, de usar equipamentos de musculação", afirmou Ana Paula.
Nas praias, apesar da liberação para exercícios físicos individuais e banho de mar, não estão permitidos os esportes coletivos ou o comércio de alimentos. "Permanece proibido o uso de cadeira, de guarda-sol, de comércio. O objetivo é devolver a praia e atrair turistas, mas sem aglomerar. Durante esse período, a gente está se organizando para fornecer um tipo de auxílio nesse retorno gradual”, disse.

Para estabelecimentos como bares, restaurantes e lanchonetes, o funcionamento presencial é permitido das 5h às 20h durante os dias de semana. Nos sábados, domingos e feriados, o funcionamento deve ocorrer das 9h às 17h, mas com possibilidade de funcionar no esquema de delivery, ponto de coleta ou drive-thru depois desse horário.
Já a retomada das aulas presenciais pode ocorrer a partir dia 5 de abril para a rede privada e para o ensino médio da rede estadual, respeitando as regras de prevenção à Covid-19. As aulas podem ocorrer das 6h às 22h, mas é preciso obedecer a critérios como rodízio de alunos e funcionamento com 50% da capacidade. O plano vai até o dia 25 de abril.
Nos finais de semana, mesmo as atividades liberadas anteriormente pelos decretos precisam respeitar a restrição de horário, abrindo apenas 9h às 17h. Templos religiosos têm horário diferenciado aos sábados e domingos. Serviços de saúde não são afetados pelo plano.

Confira como fica:

Flexibilização de atividades em Pernambuco

Fonte: Governo de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GUARDA MUNICIPAL E CONSELHO TUTELAR ATENDEM OCORRÊNCIA DE ABANDONO DE UMA CRIANÇA DE 1 ANO EM SERTÂNIA

  Na tarde do dia (6), a Guarda Civil Municipal foi solicitada pelo Conselho Tutelar (CT) dando conta que no distrito de Cruzeiro do Nordest...