Se alguns empresários e comerciantes da região do Moxotó e do Pajeú estavam querendo se mobilizar para fazer carreatas e movimentações contra o decreto do Governo do Estado de Pernambuco(alguns até fizeram, como foi o caso da cidade de Custódia), que decidiu pelo lockdown, espera só para ver o novo decreto que vem por aí elaborado pelas cidades que compõem essas regiões. A tendência é endurecer ainda mais a quarentena e permitir abertura apenas de farmácias e posto de combustíveis.
Pelo menos é o que foi decidido numa reunião entre 13 municípios que integram o sertão do Pajeú e apenas uma cidade do Moxotó, que foi a cidade de Sertânia. estas cidades deverão entrar em um período de restrições ainda maior na próxima semana. A referida decisão foi tomada ontem, dia 19 de março, durante a citada reunião, onde foi discutido o colapso da rede estadual de saúde por causa do aumento de internações de pacientes com a COVID-19.
O encontro virtual contou com a presença do governador Paulo Câmara, do secretário de saude, André Longo e do presidente da Associação Municipalista de Pernambuco(AMUPE), José Patriota.
Ficou definido que o lockdown acontecerá entre os dias 24 e 28, período em que ainda estará em vigor o decreto que libera apenas o funcionamento dos serviços considerados essenciais em todo o Estado.
No decreto que será mais duro no Sertão do Pajeú, de acordo com o presidente da AMUPE, José Patriota, está previsto apenas o funcionamento de fármacias e posto de combustíveis. Isso quer dizer que supermercado e tudo mais serão fechados por 4 dias.
O presidente da AMUPE, justifica o decreto dizendo que o luxo de pessoas está muito grande. “O decreto do governo é importante, mas tem umas coisas que precisam apertar”, explica José Patriota.
Os estabelecimentos comerciais poderão funcionar com o formato delivery. Segundo José Patriota, o decreto ainda está sendo preparado e dever ser publicado no inicio da próxima semana.
As cidades que deverão decretar o lockdown pro 4 dias, serão as seguintes: Brejinho, Santa Terezinha, Tabira, Afogados da Ingazeira, Itapetim, São José do Egito, Tuparetama, Ingazeira, Iguaraci, Carnaíba, Solidão, Quixaba, Triunfo e Sertânia.
No inicio desta semana tivemos a notícia de que todos os leitos do hospital regional de Afogados da Ingazeira estavam ocupados. Chegamos à conclusão de que precisavamos tomar uma decisão mais drastica, claro que ponderando a questão econômica, mas a vida acima disso”, disse José Patriota.
Está sendo discutida ainda a possibilidade de haver a proibição de vendas de bebidas alcoólicas, mas o assunto ainda será definido neste final de semana.
A secretaria de defesa social ajudar na fiscalização.
Fonte: Tribuna do Moxoto
Nenhum comentário:
Postar um comentário